fbpx

Introdução à Astronomia 1

Nessa primeira disciplina do nosso curso de pós-graduação de astronomia com ênfase em planetologia, vamos começar do começo. Você vai encontrar nessa disciplina aulas que vão cobrir o início da aventura do ser humano com a astronomia.
Vamos começar falando da chamada astronomia pré-histórica, depois vamos ver como o pensamento humano foi evoluindo até chegarmos ao que temos nos dias de hoje.
O objetivo dessa disciplina é apresentar para vocês as bases do pensamento astronômico, os principais nomes envolvidos em cada período histórico da astronomia e qual a contribuição que eles deram para o desenvolvimento dessa ciência.
No decorrer das outras disciplinas iremos voltar a falar de muitas das coisas que vamos ver nessa primeira disciplina.

1
Aula 1 – Astronomia Pré-Histórica
29:46

Nessa aula vamos começar a entender como o ser humano começou a olhar para o céu, como ele começou a usar o Sol, a Lua, e as estrelas para marcar o passar do tempo, dos dias, das estações do ano, saber quando plantar e quando colher. Vamos fazer uma viagem pelos antigos observatórios da Terra, os círculos, as construções megalíticas, tudo que foi usado pelo ser humano para dar o primeiro passo no entendimento do universo.

2
Aula 2 – Astronomia Antiga
33:17

Depois de tentar entender o céu com círculos, pedras, tumbas e monumentos, era chegada a hora do ser humano começar um estudo mais sistemático e metodológico do universo que o cercava, era hora de representar o universo e seus movimentos não somente em monumentos físicos, mas buscar relações matemáticas e criar modelos robustos para prever a posição de astros importantes. É nesse período que ganha importância a Escola de Atenas e todos os pensadores gregos, culminando com o modelo ptolomaico para explicar o universo, que, mesmo errado, como sabemos hoje, persistiu por quase 1500 anos.

3
Aula 3 – Astronomia Clássica
31:17
4
Aula 4 – Astronomia Moderna
39:07

Chegamos aos dias de hoje na nossa viagem pela história da astronomia. O telescópio já é usado com tranquilidade, já temos grandes observatórios pelo mundo, e podemos então olhar mais longe. conseguimos ver manchas no Sol, anéis em Saturno, já conseguimos entender tão bem a física, que nessa época foi possível bolar teorias que só 100 anos depois seriam comprovadas, podemos entender agora que a nossa galáxia é só mais uma de trilhões, e podemos também escrever teorias sobre os objetos mais intrigantes do universo, os buracos negros. Foi uma viagem sensacional, e o melhor, ela nunca acaba, pois todos os dias novas descobertas são feitas, comprovando ou desafiando ideias já existentes sobre o nosso universo.

5
Aula 5 – Divulgadores Científicos
27:01
Adicionar aos favoritos
Inscritos: 74 alunos
Aulas: 5